SOBRE NÓS

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O Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos -MOBREC é uma organização não governamental, filiada à Confederação Latina Americana de Educadores Cristãos.

Tem como objetivo trabalhar por uma educação diferente, uma educação mais humanizadora, personalizadora e que promova a transformação das realidades sócio-culturais.

Este trabalho é realizado através de diferentes Núcleos que permitem expandir suas ações às comunidades. Seu foco de atuação é especialmente educadores das Escolas Públicas, que, de acordo com as realidades e os desafios que enfrentam hoje, desempenham um papel fundamental como líderes na construção de uma sociedade baseada em princípios, tais como: mais humana, participativa, justa e solidária. É por esta razão que MOBREC reconhece a importância de constantemente oferecer espaços de formação continuada aqueles que têm essa tarefa difícil.

Cada Núcleo de Educadores Cristãos integrantes do MOBREC trabalha com o princípio do compromisso com a formação da pessoa do educador e com a transformação social. À procura de uma sinergia entre as práticas educativas e os valores cristãos, com base no evangelho e ser testemunhas no ensino. Ninguém disse que era fácil, mas os educadores aceitaram o desafio de colocar a ciência a serviço do homem, razão e fé como complementos, e desafios como degraus para o sucesso.

Os educadores são homens e mulheres como eu e você, com defeitos e qualidades, mas com uma grande responsabilidade para se melhorar continuamente tanto intelectual quanto internamente para proporcionar uma melhor educação para aqueles que estão começando a se formar em conhecimento e valores.

 

NOSSO CARISMA

Como educadores e educadoras estamos a serviço e comprometidos com:

  1. A Igreja, como comunidade de fé, sinal do Reino de Deus e construtora de seu projeto
  2. A pessoa do educador e da educadora em todas seus dimensões. Priorizamos, aí, a descoberta da necessidade de uma atitude de formação permanente, cujas habilidades de APRENDER A APRENDER e de trabalho em equipe atuem como fio condutor de suas práticas.
  3. A comunidade onde vivemos atuando como cidadãos e cidadãs, na política, nas realidades culturais, no mundo do trabalho e da exclusão, lutando por justiça social e pela construção da cidadania.

 

NOSSA PEDAGOGIA

Como educadores e educadoras propomos uma pedagogia da INCLUSÃO que:

  • Promova a VIDA. Descubra e vivencie no cotidiano escolar Valores de Esperança, Fraternidade, Justiça e Solidariedade.
  • Ajudar a formar homens e mulheres em múltiplos conhecimentos, a fim de que possam resolver problemas que a vida em sociedade lhes coloca.
  • Promova, através das áreas de conhecimento e da ação de ensinar e aprender, relações interpessoais no sentido da construção de um ambiente mais justo, prazeroso, humano e solidário para todos.
  • Busque com os educadores, em toda a prática educativa, uma postura crítica na defesa da vivência de valores que dignificam os seres humanos.
  • Atue de forma solidária na luta pela justiça social e construção de um mundo melhor.

 

O QUE QUEREMOS

  •  Vivenciar na Educação a Esperança, a Fraternidade, a Justiça e a Solidariedade.
  • Anunciar e testemunhar uma cultura de solidariedade, de diálogo, de justiça, de participação, de respeito às diferenças, numa sociedade pluralista, bem como de defesa dos seres humanos mais fracos e excluídos socialmente, em especial na escola pública.
  • Valorizar na educação os sinais de VIDA, as ações que possibilitem um processo de conhecer-se e compreender si, as demais pessoas, a sociedade e o mundo em que vivemos, ajudando educadores, educadoras e educandos a exercerem responsável e criticamente a autonomia, a cooperação, a criatividade e a liberdade.
  • Testemunhar a valorização de todas as culturas, convivendo e dialogando em contextos educacionais ajudando as pessoas na aquisição de conhecimentos, bem como na relativização e análise crítica desses conhecimentos e do contexto social em que vivem.
  • Utilizar as áreas de conhecimento, que integram o currículo escolar, como instrumentos para a produção do saber, que possibilitem a descoberta e valorização do ser humano em suas dimensões pessoais, interpessoais, sociais, profissionais e transcendentes.