Nossos Passos, Nossos Desafios

TEXTOS » Nossos Passos, Nossos Desafios

NOSSOS PASSOS, NOSSOS DESAFIOS

Lylis C. Marasciulo1

            Na caminhada da vida, somos todos discípulos da mensagem de Cristo herdada dos nossos antepassados e moldada, através dos tempos, pela sociedade em que vivemos. Somos corpo e espírito resultante da Criação Divina e Familiar e, a medida que vamos realizando a nossa passagem por este mundo terreno alicerçada no conhecimento, na sabedoria e na justiça, o nosso mundo interior vai se iluminando e projetando luz àqueles que nos  acompanham. A cada passo desta evolução pessoal, espiritual e missionária, vão surgindo desafios como numa construção inacabada e arquitetada pelo Criador, onde cada um de nós tem a sua missão, o seu compromisso de fé e compartilhamento numa crença maior, a de que “Somos Todos Iguais, À Semelhança de Deus”. Vivemos numa comunidade global em que o Ter se sobrepõe ao Ser e seus efeitos colocam em conflito as relações entre Homem e Natureza, Crença e Valores, Homens e Seus Semelhantes. “Ser cristão não é uma carga, mas um dom”. (DA, 28)

            Para o Mobrec, que tem sua identidade enraizada no desafio da vida comunitária, seguir Jesus é encarnar os pressupostos do Evangelho na prática do cotidiano da família, da sociedade, da comunidade escolar e do próprio núcleo como exemplo de uma convivência harmoniosa, produtiva e transformadora sustentada na crença divina, na perseverança, no acolhimento e na esperança.

            Assim, o Mobrec disponibiliza aos educadores, em especial da rede pública, espaços de formação, reflexão e debate mediante a realização de Congressos, Seminários, Palestras, Jornadas Cursos, entre outros, tendo como uma de suas metodologias a Educação Popular. Neste intuito, incluem-se a contribuição e valorização da cultura popular, a participação consciente na vida em comunidade, o desenvolvimento espiritual e social. É o comprometimento em fazer acreditar que é possível fluir a transformação, florescer o amor e a fé cristã entre irmãos. Anunciar Uma Nova Primavera!

 

            “Há uma primavera em cada vida, é preciso cantá-la assim florida, pois se Deus nos deu Voz, foi para cantar”. (Florbela Espanca)

 

1Professora e membro do MOBREC Santa Maria

 

Baseado no livro Estudo e Reflexão de Textos - 30 Anos Mobrec Santa Maria, Publicação – Agosto 2008 - COELHO, Marilene Bueno e OUTROS